- Use óculos solares para proteger seus olhos contra a radiação solar excessiva, especialmente contra a radiação UV. Os óculos solares, além de protegerem as estruturas oculares (retina, córnea, etc), também ajudam a combater a fotofobia, muito comum nos dias de primavera e verão.
- Lave as mãos com regularidade e evite coçar os olhos, a fim de diminuir os riscos de contaminação ocular, uma vez que as conjuntivites são muito comuns nesta época do ano.
- Os protetores solares e cremes hidratantes devem ser usados com bastante cuidado para que não entrem nos olhos, pois podem causar inflamações (irritação) da superfície ocular, como ceratites e conjuntivites químicas. As alergias oculares são muito comuns nesta época do ano, especialmente devido ao pólen das flores.
- Assim, evite o contato direto com flores, pelos de animais e poeiras, caso você tenha rinite alérgica ou outras formas de alergia. O uso de colírios anti-alérgicos também pode ser uma alternativa interessante, dependendo do caso.
- O cloro das piscinas e a água do mar (salina) podem causar irritação ocular, especialmente em pessoas com predisposição para alergias. Assim, procure usar óculos para natação e evite abrir os olhos em baixo da água, caso esteja sem tais óculos.
- O vento, muito freqüente nos meses de primavera e verão, pode causar ressecamento ocular. O uso de ventiladores e condicionadores de ar também acentua o ressecamento ocular. Assim, para compensar este ressecamento, use colírios lubrificantes.
- Na dúvida, consulte um médico oftalmologista para obter mais informações sobre proteção ocular durante os meses de primavera e verão.
- Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar.