Como guardar os colírios

Os colírios devem ser guardados em local protegido do calor, da umidade e da luz solar. A maioria dos medicamentos não deve ser congelada, mas há exceções. Colírios sem preservantes (conservantes) devem ser guardados na geladeira, assim como alguns tipos de medicamentos. Por isso, siga a orientação de seu médico oftalmologista e esclareça suas dúvidas com ele.

Uma vez aberto, o colírio deverá ser utilizado dentro de um prazo máximo de 30 dias. Após este período, mesmo que ainda reste conteúdo no tubo, o mesmo deverá ser descartado, devido ao risco de contaminação por microorganismos. Porém, cabe lembrar que este período não vale para todos os medicamentos, uma vez que alguns colírios deverão ser descartados em períodos mais curtos.

Por último, não se esqueça de verificar o prazo de validade do colírio, descartando os medicamentos fora do prazo estabelecido pelo fabricante.
Autor:
Prof. Dr. Luciano P. Bellini

Open chat
Powered by

COMUNICADO

A Organização Mundial da Saúde reconhece que estamos diante de uma pandemia global causada pelo Corona Vírus (COVID-19).

Neste momento, no qual é dever de todos nós fazermos a nossa parte para reduzir os riscos de transmissão do vírus, informamos que os nossos atendimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas foram cancelados nos próximos dias.

Agradecemos a compreensão de todos.