Óculos multifocais

Os óculos multifocais são óculos que visam oferecer uma boa visão para longe e para perto em indivíduos com presbiopia. A presbiopia, por sua vez, consiste na perda progressiva da capacidade de fazer o foco para perto e se manifesta geralmente após os 40 anos de idade.  Esta perda da capacidade de fazer o foco para perto ocorre devido ao envelhecimento do cristalino, o qual é uma lente natural que existe dentro dos nossos olhos. Com o passar dos anos, esta capacidade de fazer o foco para perto vai sendo perdida, fazendo com que aumente o grau dos óculos para perto.

Assim, após os 40 anos, dependendo de outros problemas refracionais, como a hipermetropia, a miopia ou o astigmatismo, algumas pessoas poderão necessitar de um determinado grau para longe e um grau diferente para perto. Portanto, é justamente para atender às necessidades destas pessoas que existem os óculos multifocais.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, antes de inventarem os óculos multifocais, a única alternativa era o uso de óculos bifocais. Os óculos bifocais também são capazes de corrigir os graus de longe e de perto, porém apresentam um inconveniente: uma linha divisória muito acentuada, separando os graus de longe e de perto. Em função disto, os óculos bifocais apresentam um aspecto estético que não é aceito pela maioria das pessoas. Além do aspecto estético, esta linha divisória atrapalha a visão nos pontos de transição entre a visão de longe e de perto.

Felizmente, com a evolução tecnológica, foram desenvolvidos os óculos multifocais, os quais apresentam a capacidade de corrigir os graus de longe e de perto, sem a presença daquela incômoda linha divisória. Assim, os óculos multifocais apresentam um aspecto estético mais aceito pelas pessoas e evitam o sobressalto na visão na zona de transição entre os focos de longe e de perto. Além disso, por oferecer uma transição gradual entre os focos de longe e de perto, os óculos multifocais permitem obter uma boa visão para algumas distâncias intermediárias entre os focos de longe e de perto.

Hoje em dia, existem diversas marcas e modelos de óculos multifocais, fazendo com que o médico oftalmologista e as ópticas tenham que avaliar cuidadosamente as características individuais de cada paciente, a fim de oferecer a lente mais adequada para cada caso.

De um modo geral, sugerimos prestar atenção nas seguintes dicas sobre os óculos multifocais:

•    Explique ao seu médico oftalmologista quais são as suas necessidades de visão no seu dia a dia (uso de computadores, leitura, direção de automóveis, etc);
•    Escolha uma armação mais alta, pois armações muito estreitas dificultarão a adaptação aos multifocais;
•    Exija que as medidas das distâncias naso-pupilares sejam feitas com bastante precisão;
•    Adquira uma lente de boa qualidade;
•    Tome cuidado com o formato da armação escolhida. Armações muito curvas podem dificultar a adaptação;
•    Leve os óculos para o seu médico oftalmologista conferir, para ver se está de acordo com o que foi receitado;
•    Use os óculos na maior parte do dia, a fim de acelerar a adaptação aos mesmos;
•    Na dúvida, procure o seu oftalmologista.

Por último, vale lembrar que a adaptação aos óculos multifocais pode levar algum tempo, que é bastante variável, dependendo de cada pessoa. Durante este período, podem surgir sintomas como tontura, visão dupla e dores de cabeça. Caso tais sintomas ocorram, relate isto ao seu oftalmologista e siga suas orientações.