Óculos que protegem contra as radiações solares

Quando falamos em radiações solares, estamos nos referindo às radiações eletro-magnéticas oriundas do sol, as quais podem ser bastante variadas, dependendo de suas características físicas, como a freqüência e o comprimento de onda. Estas radiações englobam a luz visível e o espectro não visível, o qual compreende os raios infravermelhos, os ultra-violeta, os raios X, os raios gama e os raios cósmicos. Sabemos que as radiações solares aumentam os riscos para um grande número de doenças oculares, como o pterígio, a catarata e diversos tipos de tumores. Assim sendo, torna-se importante oferecer uma proteção contra estas radiações.

Mas como podemos proteger nossos olhos e pálpebras contra as radiações solares?

A maneira mais prática e eficiente de protegermos as estruturas oculares contra as radiações solares consiste no uso de óculos de boa qualidade, providos de filtros capazes de bloquear ou diminuir consideravelmente a passagem destas radiações. Neste sentido, ao adquirir óculos, devemos verificar se os mesmos possuem uma boa proteção contra radiações solares, especialmente no que diz respeito às radiações ultra-violeta, também conhecidas como radiações UV.

Além das radiações UV, também existem outras radiações que podem causar transtornos para a nossa visão. Dentre tais radiações, devemos nos lembrar das radiações compreendidas no espectro visível, também chamadas luz branca, genericamente. Todas as radiações do espectro visível podem causar fotofobia, ou seja, um desconforto ocular muitas vezes descrito como ofuscamento. A fotofobia pode ser sentida com maior ou menor intensidade, dependendo da intensidade da radiação luminosa e também dependendo da sensibilidade de cada indivíduo, o que varia consideravelmente de pessoa para pessoa.

Além da fotofobia propriamente dita, o excesso de radiações luminosas pode desencadear crises de enxaqueca em pessoas predispostas, o que é mais comum em mulheres jovens. Assim, recomenda-se o uso de óculos solares com o intuito de filtrar a radiação solar, diminuindo a fotofobia e os desconfortos a ela associados. Outra opção muito interessante são os óculos fotocromáticos, os quais escurecem na presença das radiações solares, e voltam a clarear em ambientes escuros.