Cuidados pré-operatórios em cirurgias oculares

Dependendo do tipo de cirurgia a ser realizada, poderão haver diferentes orientações pré-operatórias. Portanto, verifique com seu médico quais as orientações específicas para o seu caso. Abaixo, listamos alguns cuidados gerais.

1. Caso seja necessária sedação, realize o jejum conforme a orientação de seu médico. Geralmente há necessidade de, no mínimo, 6 horas de jejum. Se você tem diabetes, pergunte ao seu médico qual dose de insulina (ou hipoglicemiantes orais) você deve usar e em que horário, para evitar crises de hipoglicemia. Em alguns pequenos procedimentos sem sedação, não há necessidade de estar em jejum.

2. Não use maquiagem no dia da cirurgia.

3. Caso use lentes de contato, retire-as antes de ir para o bloco cirúrgico ou vários dias antes, conforme a orientação de seu médico. Em alguns casos, porém, não há necessidade de suspender o uso das lentes. Esclareça esta questão com seu médico.

4. No dia da cirurgia, faça sua higiene pessoal antes de ir para o bloco cirúrgico, com especial atenção ao rosto.  Lave a cabeça e os cabelos antes de sair de casa, pois é preferível não precisar lavar a cabeça no primeiro dia após a cirurgia, para evitar molhar o curativo, caso seja usado algum tipo de curativo oclusivo.

5. Não leve objetos de valor (jóias, relógios, brincos, anéis, etc ) para o bloco cirúrgico, pois sempre existe a possibilidade de serem esquecidos ou perdidos.

6. Avise seu médico sobre suas medicações e pergunte quais devem ser suspensas ou mantidas. Muitas vezes, pode ser necessário suspender ou alterar a dose de anti-coagulantes, por exemplo.

7. Avise seu médico sobre suas alergias, caso você tenha alguma alergia conhecida.

8. Pingue os colírios pré-operatórios conforme a orientação de seu médico, caso tenham sido prescritos. Se estiver em dúvida, entre em contato com ele.

9. Avise seu médico sobre alguma prótese dentária ou aparelho auditivo que você use. Dependendo do caso, pode ser recomendado retirar a prótese ou o aparelho auditivo antes do procedimento ocular.

10.  Vá para o bloco cirúrgico com um acompanhante. Não é recomendado dirigir após um procedimento ocular, pois sua visão poderá estar alterada. Além disto, caso tenha sido usado algum tipo de sedação, o paciente poderá estar sonolento ou com a atenção diminuída.

11.  Esclareça suas dúvidas com seu médico oftalmologista.