Dependendo do tipo de cirurgia realizada, poderão haver diferentes orientações pós-operatórias. Portanto, verifique com seu médico quais as orientações específicas para o seu caso. Abaixo, listamos alguns cuidados gerais.
1. No pós-operatório de algumas cirurgias oculares (cirurgias de catarata, retina, glaucoma, etc) recomenda-se que o paciente evite esforços excessivos por alguns dias, como exercícios físicos (musculação, ginástica, etc), carregar malas pesadas ou carregar crianças no colo, por exemplo. Esclareça esta questão com seu médico.
2. Não se deve coçar os olhos no pós-operatório de cirurgias oculares, de um modo geral. Em alguns casos específicos, como em cirurgias de catarata, cirurgias de retina e cirurgias refrativas, por exemplo, coçar os olhos pode prejudicar muito a cirurgia, comprometendo o resultado final da visão.
3. Use corretamente os colírios recomendados por seu médico, pois isto é fundamental para o sucesso da cirurgia.
4. Lave as mãos antes pingar os colírios.
5. Alguns colírios devem ser agitados antes de usar. Pergunte ao seu médico se isto precisa ser feito.
6. Nunca encoste a ponta do tubo (colírio) no olho ou na pele, a fim de evitar a contaminação do mesmo com microorganismos.
7. Após pingar o colírio, feche os olhos e deixe-os fechados por cerca de 30 segundos a um minuto, evitando-se assim o ato de piscar neste momento inicial. Desta forma, o colírio permanecerá mais tempo no olho, favorecendo sua ação.
8. Caso tenha que usar dois ou mais colírios, deixe um intervalo de, no mínimo, 5 minutos entre um e outro.
9. Se você ficar em dúvida se a gota caiu ou não no olho, pingue novamente o colírio, pois não haverá problema em pingar uma gota adicional logo em seguida da primeira.
10. Não falte a nenhuma consulta marcada. Caso não possa comparecer por algum motivo, ligue para seu médico para receber orientações.
11. A higiene pessoal é fundamental para evitar as infecções pós-operatórias. Lembre-se disto, especialmente em relação às mãos e ao rosto.
12. Esclareça suas dúvidas com o seu médico e ligue para o mesmo se surgirem alterações oculares, como dor, secreção ocular, alteração da visão ou outras alterações do quadro clínico.