Presbiopia

A presbiopia é conhecida, popularmente, como “vista cansada” e consiste na dificuldade de visão para perto que ocorre na maioria das pessoas após os 40 anos. A presbiopia decorre da perda progressiva da capacidade de modificar o foco do cristalino, o qual, por sua vez, é uma lente natural do olho. Assim, esta perda costuma se agravar com a progressão da idade, gerando visão borrada e dificuldade de leitura.

Antigamente, a única solução para este problema era o uso de óculos, os quais poderiam ser apenas para leitura ou com grau para longe e para perto (bifocais ou multifocais). Posteriormente, surgiram lentes de contato capazes de corrigir parcialmente a presbiopia, as quais são bastante utilizadas ainda hoje. Felizmente, muitos progressos ocorreram nos últimos anos e já é possível corrigir a presbiopia por meio de cirurgia.

Atualmente, a melhor cirurgia para corrigir a presbiopia é a facoemulsificação. Nesta cirurgia, substituímos o cristalino por uma pequena lente artificial que é implantada dentro do olho. Esta lente especial tem a capacidade de corrigir o grau para longe e para perto, possibilitando uma boa visão, sem a necessidade de uso de óculos na maior parte do tempo.

Além de corrigir o grau para longe e para perto, esta cirurgia também pode ser feita em pacientes com catarata. Assim, caso o paciente tenha catarata, esta será corrigida com a cirurgia. Caso o paciente não tenha catarata, a cirurgia evitará que a catarata ocorra no futuro.

Outra vantagem desta cirurgia é que ela pode ser feita sem a necessidade de anestesia geral. Desta forma, utilizamos apenas anestesia local, fazendo com que o paciente possa voltar para casa no mesmo dia da cirurgia, sem a necessidade de ficar internado. Por este motivo, esta cirurgia é considerada ambulatorial.

Para saber mais sobre esta cirurgia, procure seu oftalmologista. Ele poderá esclarecer suas dúvidas.


Saiba mais sobre outros tipos de erros refracionais:


Para saber mais sobre a cirurgia da presbiopia (vista cansada), clique aqui