Alergia ocular

O que são alergias oculares?

Alergias oculares são reações alérgicas que acometem os olhos ou estruturas próximas aos olhos, como as pálpebras. Reações alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema de defesas do corpo) a uma determinada substância, que é chamada de alergeno. Portanto, alergeno é qualquer substância capaz de produzir uma reação alérgica.

O que pode causar alergias oculares?

Existe um número imenso de substâncias capazes de produzir reações alérgicas, as quais são chamadas de alergenos, como já mencionamos. Na maioria das vezes, as alergias são desencadeadas por poeira, fumaça, pólen, ácaros, alimentos de origem marinha (camarão, lagosta e outros frutos do mar), medicamentos, produtos de beleza (maquiagens, perfumes, sabonetes, etc) e diversas outras substâncias, como tintas, solventes, agrotóxicos e inseticidas, por exemplo.

Quais são os sintomas das alergias oculares?

Os sintomas mais comuns são: olhos vermelhos, coceira (prurido), lacrimejamento, ardência nos olhos, fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e edema (inchaço) nas pálpebras.

Quais são os tipos de alergias oculares?

As alergias oculares mais freqüentes são as conjuntivites alérgicas, que consistem em um quadro de conjuntivite (olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, edema palpebral), devido à exposição a um alergeno. Outro tipo de alergia ocular é a cerato-conjuntivite primaveril, também conhecida como cerato-conjuntivite vernal. A cerato-conjuntivite vernal é um quadro mais grave de alergia ocular que ocorre geralmente em meninos, dos 5 aos 15 anos de idade, sendo mais acentuada nos meses de primavera e verão. Nestes casos, além de afetar a conjuntiva, ocorre também o acometimento da córnea, podendo prejudicar muito a visão do paciente, se não tratado adequadamente.

Quem pode ter alergias oculares?

Qualquer pessoa pode desenvolver uma alergia ocular. Pacientes portadores de rinite alérgica, asma ou alergias de pele apresentam mais chances de ter alergias oculares.

Como evitar as alergias oculares?

A seguir, listamos algumas dicas:
1) Manter o filtro do ar condicionado sempre limpo;
2) Evite excesso de tecidos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia, por exemplo;
3) Forrar travesseiros com capas impermeáveis;
4) Evite medicações ou produtos que já tenham causado alergia anteriormente;
5) Manter os ambientes arejados e com boa exposição solar;
6) Evitar animais domésticos dentro de casa, especialmente aqueles que soltam muitos pelos;
7) Evitar o uso de vassoura; prefira pano úmido para retirar a poeira.

Como tratar as alergias oculares?

Existem diversas formas de tratamento para as alergias oculares, como uso de colírios específicos e medicações sistêmicas. Assim, cada caso deverá ser avaliado individualmente, a fim de escolher o tratamento mais apropriado para o paciente. Consulte seu oftalmologista. Ele é o profissional capacitado para lhe orientar sobre o tratamento mais adequado para o seu caso.