Teste do olhinho

O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor. Ele geralmente é feito com um aparelho chamado oftalmoscópio, através do qual é lançada uma luz nos olhos do bebê. Se tudo estivar bem, a luz emitida por esse aparelho irá atravessar as diversas camadas do olho e provocar um reflexo vermelho homogêneo no espaço pupilar (figura 1). Assim, o médico deverá avaliar se o reflexo observado é normal ou se apresenta alguma alteração.

Este teste pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como a catarata congênita, o retinoblastoma e o glaucoma congênito, por exemplo (figura 2). Quanto antes forem diagnosticadas estas doenças, maiores serão as chances de alcançar um tratamento adequado. Portanto, este exame deve ser feito nas primeiras semanas de vida e pode ser realizado pelo médico pediatra ou pelo médico oftalmologista.

 

Untitled-1

Figura 1. Reflexo vermelho normal.

 

 

 

 

 

Untitled-2

Figura 2. Reflexo vermelho alterado no olho esquerdo.

 

 

Cabe ressaltar, porém, que a realização do teste do olhinho não substitui o exame oftalmológico completo. Assim, toda criança deve passar pelo exame oftalmológico a cada 6 meses nos primeiros 2 anos de vida; após essa idade, uma vez por ano é o indicado se os exames anteriores forem normais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *