Excimer LASER

O que é o excimer laser?

Excimer laser é um tipo de laser muito utilizado em cirurgias oculares e em processos industriais. O primeiro excimer laser foi desenvolvido em 1970 e, desde então, diversos avanços tecnológicos ocorreram, fazendo com que exista, atualmente, uma grande variedade de equipamentos deste tipo.

O termo excimer laser é uma abreviatura para “excited dimer”, uma vez que o laser é gerado a partir da interação de um gás nobre (argônio ou xenônio, por exemplo) com um gás reativo (flúor ou cloro, por exemplo), produzindo moléculas instáveis chamadas dímeros. Estes dímeros acabam se rompendo, liberando uma radiação eletromagnética, a qual irá formar o feixe do laser. O comprimento de onda do laser gerado depende das moléculas usadas e geralmente está situado na faixa ultra-violeta (UV).

Para que é usado o excimer laser?

Além de suas aplicações em processo industriais, o excimer laser também é muito utilizado na medicina, principalmente em cirurgias oculares. Mais especificamente, o excimer laser é amplamente usado nas cirurgias refrativas com laser, que visam corrigir os erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc), a fim de oferecer uma boa visão sem a necessidade dos óculos (ou com menor necessidade dos óculos).

A grande aplicabilidade do excimer laser nas cirurgias refrativas se deve à capacidade deste tipo de laser de ser muito preciso, permitindo desintegrar tecidos orgânicos de uma maneira muito controlada, sem afetar os tecidos vizinhos. No caso das cirurgias refrativas, o excimer laser realiza uma foto-ablação da córnea, ou seja, desintegra uma camada muito fina da superfície da córnea, sem danificar o restante da mesma. Isto ocorre porque a radiação UV é absorvida pelos tecidos orgânicos, rompendo as ligações entre átomos e moléculas, sem gerar queimaduras.

Para saber mais sobre cirurgias refrativas com laser, clique aqui.