Dilatação de Pupilas

Como funcionam os colírios para dilatar as pupilas?

Os colírios para dilatar as pupilas contém substâncias que fazem aumentar o diâmetro das mesmas. Existem, basicamente, dois tipos de colírios dilatadores (midriáticos): um que estimula a contração dos músculos que fazem a pupila aumentar (como a fenilefrina) e outro tipo que faz os músculos responsáveis pela contração da pupila relaxarem (como o ciclopentolato). A tropicamida também pode ser usada para dilatar as pupilas.

Pupila dilatada.

 

Pupila normal (não dilatada).

 

Porque é necessário dilatar as pupilas?

Porque, com as pupilas dilatadas, o médico oftalmologista consegue fazer um exame mais completo do fundo dos olhos e, assim, diagnosticar doenças que podem afetar a visão. Além disso, com as pupilas “paralisadas” o exame para verificar o grau dos óculos (exame de refração), em crianças, fica muito mais preciso.

Quanto tempo dura o efeito da dilatação?

Entre 3 e 24 horas, dependendo da substância (tipo de colírio), da concentração do medicamento e da suscetibilidade de cada indivíduo.

Quais são os efeitos colaterais da dilatação de pupilas?

Os principais efeitos são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto). Esses dois sintomas desaparecem gradualmente. Usar óculos escuros após o exame oftalmológico ajuda a diminuir o desconforto. Reações alérgicas são raras e incluem “inchaço” nas pálpebras e hiperemia conjuntival (“olho vermelho”).

42 Comentários

  1. Andrea disse:

    Gostei muito de encontrar nesse site as respostas paras minhas dúvidas.

  2. juliana disse:

    gostei muito de saber que a pupila volta por que fui no oftalmo e a minha fico assim agora to tranquila por que sei que vai voltar a ficar como antes

  3. Ana Claudia Anny disse:

    Trabalho no Centro OIftalmologico Santa Luzia, em Arujá – SP, e estou me aperfeiçoando no assunto em Oftalmologia para facilitar no meu trabalho e no convivio com os pacientes e doutores, obrigada pela informação.

  4. Giulia disse:

    Eu ja fiiz isso no olho (: Boom , foi meio ruuim porqê ñn conseguiia ver direito e ñn podi sair no sool porqê se eu saisse iria ficar vendo tudo branco durante 5 minutos ‘ gostei do site muito bom (:

  5. Evelyn disse:

    eu fiz isso hoje, tive que passar duas vezes. Ardeu muito e eu enxergava nadaaa. Depois de 5 horas to conseguindo ver alguma coisa mais ta muito embaçado. Mais gostei (:

  6. Matheus Leonardo disse:

    Olá gostei muito desse post sou um garoto de 13 e fiz isso onten mais ou menos as 3:50 e nao sei quanto tempo minha pupila ira voltar ao normal

    mas vlw muito obg

  7. Uilison disse:

    Sou academico de fisioterapia e tenho um seminario de Fisiologia da Visão , e com certeza esse material sera muito util para a confecção do meu roteiro de apresentação. Valeu!!!!!!!

  8. Jarbas disse:

    Fiz esse exame ontém, 13/12/12. E não sentir nada disso que comentam, que não enxerga nadaa e tudo embaçado, sim um pouco embaçado mais enxerga tudo! parém de meter medo nas outas pessoas que vão fazer esse exame. Gostei muito de fazer, vim até dirigindo, mas não é aconselhavel. Só ardeu o colirio. Mas, tranquilo,tranquilo…..

  9. Rita disse:

    Boa Noite!!…

    Levei meu filho de 7 anos no alftamologista hoje eram 4 hrs da tarde..

    Para fazer o exame, eles pingaram 02 vzs o colirio para dilatar as pupilas, e ate agora 23 hrs ainda não voltou ao normal…..

    Me falaram que em 1 hr voltaria ao normal…

    Eu estava muito preocupada!!….Mas agora ja sei que pode levar ate 24 hrs….

    Vou dormir mais tranquila….

    Seu site e otimo!!…Obrigada!!..Pelas informações!!…Que Deus te Abençõe Muito!!..Bjs. 😉

  10. vavá disse:

    Po com essa matéria pude esclarescer minhas dúvidas sobre a dilatação da pupila, só to preocupado com a visão amanhã pra estudar u.u

  11. Edson disse:

    Vlw eu consegui completar a liçao de casa

  12. roselma disse:

    Meu filho tem 10 anos e vou fazer o exame dele de 16hs e estou super. nervosa pelo fato de ter que delatar a pupila do olho dele pois ele é nervoso di8mais tenho medo do efeito demorar muito

  13. leila pereira silva disse:

    gostei muito das informações deste site, mas ainda estou um pouco preocupada pois já fazem umas 28 horas q fiz o exame de paquimetria e retinografia e minha pupila ainda está dilatada obrigado.

  14. Nilce disse:

    Adorei saber q e super. Normal fica 24 horas com as pupilas dilatada. Que susto vai de casa hoje pela manhã dirigindo quando vi o sol meu olho fechou, nossa q susto mais depois dessa informação estou mais tranquila. os médicos deviam avisa. Obrigado pela informação

    Att Nilce

  15. Manoel disse:

    É a segunda vez que dilato as pupilas no oftalmo, a 1ª fiz aos 20 anos, fiquei 2 dias com elas dilatadas e sem enxergar direito. Agora aos 36 fiz de novo e fazem 17 horas e ainda não voltou ao normal, ou seja, tenho hipersensibilidade !! Só pode ser.

  16. Cristiane Mariz disse:

    Puxa vida! graças a vocês me sinto mais tranquila! minha filha teve que usar esse colírio ontem à tardinha e agora de manhã permanece com o efeito. Eu já estava apavorada e louca para dar a hora do consultório abrir para reclamar com a oftalmologista! eu sempre fiz esse exame e minha visão sempre voltou ao normal em poucas horas! realmente deve variar de pessoa pra pessoa. Muito obrigada pelo esclarecimento.

  17. mauro disse:

    muito bom 🙂

  18. Jade Villela disse:

    Muito obrigada, ja estava preocupa, minha filha dilatou as pupilas as 16:00 e agora 23:00 ainda não voltou, então é normal, estou mais aliviada….esperar para ver …..valeu!

  19. Eduardo disse:

    Boa noite, dilataram os olhos da minha filha as 10:30HS e até o momento, ou sejá 23:10HS do dia 29.09.2014, ainda não retornou ao normal, estava desesperado até olhar todos os topicos aqui postados.
    Grato Dra. Graciela, por suas respostas aqui postadas, muito obrigado.

  20. Nilda Rocha disse:

    Vou dilatar as minhas hoje dia 30/09 as 14:30h. Depois conto minha esperiencia..abs a tds

  21. Nilda Rocha disse:

    quando eu retornar da consulta. passarei por aqui p/ deixar escrita minha experiência
    30/09 as 14:30

  22. MARIA DE LOURDES disse:

    Boa tarde, quero só deixar um alerta pois ,fui ao médico clínico geral no dia 30/12/2014 que me receitou colírio atropina 1% ( 2 gotas a cada 4 horas) porque tive um derrame na vista esquerda. Pinguei por cerca de 5 dias. Fui ao médico oftalmologista dia 05/01/2015 que me afirmou estar errado e que minha pupila esta dilatada porque o tal colírio só tinha esta finalidade. E que agora tenho que esperar passar o efeito. Este médico me alertou sobre receitas dadas por clínicos. estou indignada com esta situação.

  23. Anderson disse:

    Muito obrigado, eu estava ficando louco com quase 20h após a dilatação não ter voltado ao normal. Mas agora está voltando as poucos. Muito obrigado.

  24. Laurici disse:

    Fui ao oftalmo no dia 20/02/2015 fiz a dilataçao das pupilas e ate hj dia 27/02 meu olho esquerdo nao voltou ao normal esta um pouquinho embaçado; estou muito nervosa. Por favor me ajude. Grata.

  25. Carolina disse:

    Confesso que ainda estou muito preocupada, pois dilatei minhas pupilas às 15h do dia 31/03/2015 para um exame oftalmológico e até agora (02/04/2015, às 05:30h) não voltaram ao normal, ou seja, ainda estão muito dilatadas. Gostaria de saber até que ponto isso é normal.

  26. Angélica disse:

    Eu realmente estava preocupada pois dilatei a popila hoje as 9:30 da manhã e o médico disse que ia levar algumas horas para voltar ao normal,e agora ás 19:34 da noite ainda não voltou ao normal,estava procupada mais agora sabendo que a dilatação pode durar até 24h estou tranquila. 🙂

  27. Felipe disse:

    Boa tarde
    Fiz a dilatação ontem às 8:50AM, e hoje às 2:07PM continuo com a pupila dilatada, porém, reduziu muito a embaçadez

  28. Nadine disse:

    Passei o colírio as 10:40 da manhã de sábado do dia 04/07/15 e está dilatada até hoje dia 07/07/15. Mas depois de ver casos semelhantes estou mais aliviada 🙂

  29. Vinicius Moreira disse:

    Fiz a aplicação do colírio em 3 sessões ontem (26/08) por volta das 10:30 e, hoje, mais de 24h depois, continuo com uma extrema sensibilidade à luz e também enxergando embaçado as coisas próximas. Chega até a ser chato de tão engraçado que é. Fiquei mais confortável após ler este texto. Obrigado.

  30. Charles disse:

    Olá!

    Dilataram minha pupila a exatamente 48 horas atrás e até o momento continua dilatada, sendo que o olho direito está mais dilatado do que o esquerdo. A sensibilidade a luz diminuiu e as duas diminuiram um pouco de tamanho mas não estão normais. Gostaria de saber se alguém já ficou mais de 2 dias e normalizou sem precisar procurar novamente o médico.

  31. Larissa disse:

    Estou com mais de 24hrs com a pupila dilatada, visão embaçada de perto. Fiquei mais tranquila lendo os comentarios. Mas, proxima semana farei exames e retorno da consulta, já estou preocupada em passar tanto tempo assim.

  32. Jorge disse:

    Irei fazer amanhã esse exame, é a segunda vez, a primeira vez lembro que não estava me sentindo bem na claridade, parecia um morcego rsrs…Fico mais tranquilo lendo todos os comentários.

  33. chrislei disse:

    Tenho miopia e nunca realizei exames com este colírio até a última consulta onde o novo oftalmo aplicou, fiquei surpresa pois acusou um grau muito abaixo do que uso. É possível isso? O óculos que me foi receitado sem o colírio nunca me causou desconforto algum.

  34. Jefferson disse:

    Ontem recebi duas aplicações do colírio por volta de 9:30-10:00h da manhã, hoje ás 15:53 ainda percebo sinais de dilatação e sensibilidade á luz.

  35. Danielle Azevedo disse:

    Por essa razão é sempre bom ir acompanhado(a) ao médico Oftal.
    Pela segunda vez fui sozinha e caminhando, um baita descuido!

  36. Marcio disse:

    Ótima explicação!

  37. Matheus Rocha disse:

    Acabei de fazer isso, tá embaçado e sensível a Luz, como informa o post.
    27)/04/2017

  38. lucineide mendes dos santos disse:

    gostei muito e tambem me tranquilizou acabei de fazer o exame e ainda estou com a vista embaçada

  39. Nicolas disse:

    A minha pupila esta dilatada a mais de 24h, bem mais na verdade, os efeitos ja passaram ou se n só diminuiram bastante e eu n percebi. Alé de na hora da aplicação ter demorado bastante pra dar efeito ( eu sei que demoro mais que o normal pq estava minha irmã e uma menina do lado dela e as duas tiveram o efeito bem antes que eu). queria saber se n tem problema nenhum isso, se foi pela minha genetica mesmo me deixando com um retardo para ter o efeito e perder ele, ou se isso é um problema serio e eu tenho que voltar no oftalmo ou ir ao medico

  40. Juju capeta malachias disse:

    Verdade não consigo enxergar de perto… Tenho que colocar o celular longe doeu rosto.

    Obg pela explicação eu adorei e me ajudou, pois eu achava que estava com mais um probleminha na visao… Muito obrigada.

  41. Marcos Vinicius Mazorca disse:

    Eu já fiz a dilatação quando tinha 14 anos e demorou 3 dias , logo então fiz de novo com 16 , e demorou 7 horas , e ontem dia 12/06/17 , eu fiz de novo por inquanto passou o efeito de não enxergar pq eu tenho super reação e acabo não enxergando nada , mais hoje de manhã já está bem melhor o efeito tá passando!

  42. Brito disse:

    17/06/2017 fiz o exame de dilatar a pupila as 17:50 agora estou mais tranquilo em saber que o efeito pode durar 24 horas e ainda vou fazer outro na segunda feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *