Iridectomia

O que é iridectomia?

A iridectomia consiste na realização de um furo na íris. A íris, por sua vez, é uma membrana encontrada entre a córnea e o cristalino, constituindo a parte colorida dos olhos. No centro da íris encontra-se uma abertura chamada pupila, a qual se parece com um círculo preto. Assim, quando realizamos uma iridectomia, a íris passa a ter mais de um furo, além da própria pupila.


Para que serve a iridectomia?

O furo da iridectomia serve para permitir a passagem do humor aquoso através da íris. O humor aquoso, por sua vez, é um líquido que é produzido atrás da íris (nos corpos ciliares) e que circula através da pupila para a frente da íris, onde é drenado para fora dos olhos através da malha trabecular. Assim, a iridectomia funciona como um furo extra (além da pupila) que auxilia na passagem do humor aquoso através da íris.


Por que é feita a iridectomia?

A iridectomia é feita para facilitar a passagem do humor aquoso através da íris. Isto é de grande utilidade em algumas situações como nos casos de glaucoma de ângulo estreito e em diversos tipos de cirurgias. Em todos estes casos, a iridectomia visa evitar o acúmulo do humor aquoso dentro do olho, o que poderia elevar a pressão intra-ocular (pressão interna do olho). Portanto, a irirdectomia serve para evitar o aumento descontrolado da pressão intra-ocular.


Como é feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita através de instrumentos cirúrgicos, durante uma cirurgia ocular, ou através de aplicações de laser. Quando a iridectomia é realizada com laser, ela pode ser chamada de iridotomia. O YAG LASER, por exemplo, é um tipo de laser muito utilizado para realizar iridectomias.


Quando deve ser feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita em várias situações, como nas cirurgias de traumas oculares, em cirurgias anti-glaucomatosas, em implantes de lentes de câmara anterior, em pacientes com câmara anterior rasa e em casos de crises de glaucoma de ângulo fechado (ou estrito). Em todas estas situações, a iridectomia é feita para evitar o bloqueio pupilar e o aumento da pressão intra-ocular.

15 Comentários

  1. Celestina R. Carvalho disse:

    Muito boa a informação sobre iridectomia, foi instrutiva. Obrigada.

  2. olivia n.woitch disse:

    Muito bom, esclareceu muitas dúvidas. Linguajar simples para leigos.Excelente.

  3. Adaltina MNRosa disse:

    Boa tarde. Hoje pela manhã passei por uma iridectomia em A.O, estou bem no momento, porém fiquei um pouco curiosa sobre o procedimento e querendo saber um pouco mais sobre a íris, as informações que encontrei no site de vocês, foram esclarecedoras, me deixaram bem informada e mais tranquila. Muito obrigada.

  4. Simone Felix disse:

    Objetiva e simples , dando-me condições de dialogar melhor com meu médico, já que farei o laser por esses dias. Obrigada.

  5. Darci Benedito de Lima disse:

    Gostei da explicaçao vou fazer iridectomia amanha e fiquei mais tranquilo obrigado.

  6. Rosana Pires disse:

    Realizei transplante endotelial de córnea e após o procedimento o meu médico me informou que havia realizado esse procedimento, como foi uma técnica utilizando o intralaser a iridectomia segundo ele foi uma tentativa de fixar a bolha de ar que fica no olho após o procedimento, tive muita sensibilidade à claridade, mas agora estou bem. Fique curiosa acerca do procedimento, embora tivesse oportunidade de pedir esclarecimentos do meu médico não o fiz no momento. Obrigada, a informações foram bastante esclarecedoras.

  7. Erenita disse:

    Obrigada, a explicação foi muito clara, vou fazer este procedimento logo e fiquei mais tranquila.

  8. Simone disse:

    Fiquei assustada qdo o dr disse que precisava fazer um “furo” no meu olho pra deixar o liquido circular sem fazer pressăo. Agora estou entendendo que é si
    mples…ufa !

  9. SOLANGE VIEIRA disse:

    A EXPLICAÇÃO TÁ CORRETÍSSIMA, FIZ IRIDECTOMIA NO OLHO ESQUERDO DIA 24-04-13 E NO OLHO DIREITO DIA 30-04-13, ESTOU ÓTIMA, GRAÇAS A DEUS EXISTE ESSA TECNOLOGIA PRA NOS AJUDAR. OBRIGADA MEDICINA

  10. gerson lira disse:

    Obg. vou passar por uma iridectomia, estou mais calmo com a explicção

  11. Marta Lima disse:

    Boa Noite. fiz esse procedimento hoje, agora vou usar o colírio durante 15 dias, foi tranquilo.
    A explicação sobre esse procedimento está muito esclarecedora. Obrigada.

  12. Claudia Martins disse:

    Boa Noite, irei fazer a cirurgia – Iridectomia a laser na Quinta-feira 28/08/2014 o site me ajudou esclarecer alumas dúvidas. Obrigada.

  13. Claudia Martins disse:

    Boa Noite, irei fazer a cirurgia – Iridectomia a laser na Quinta-feira 28/08/2014 o site me ajudou esclarecer algumas dúvidas. Obrigada.

  14. marai valdeci alves de sousa disse:

    Olá.
    Irei passar pelo o procedimento e estava anciosa e apreensiva com tudo isso, mais achei essas informações que min deixaram bem mais tranquila obg.

  15. Izamith F. Alves disse:

    Fiz hoje esse procedimento devido necessidade de realizar outros exames com dilatação de pupila visando cirurgia a laser para eliminar lentes de correção. Cirurgia tranquila, indolor, realizada em poucos segundos. Quem necessitar, pode fazer sem medo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *