Iridectomia

O que é iridectomia?

A iridectomia consiste na realização de um furo na íris. A íris, por sua vez, é uma membrana encontrada entre a córnea e o cristalino, constituindo a parte colorida dos olhos. No centro da íris encontra-se uma abertura chamada pupila, a qual se parece com um círculo preto. Assim, quando realizamos uma iridectomia, a íris passa a ter mais de um furo, além da própria pupila.


Para que serve a iridectomia?

O furo da iridectomia serve para permitir a passagem do humor aquoso através da íris. O humor aquoso, por sua vez, é um líquido que é produzido atrás da íris (nos corpos ciliares) e que circula através da pupila para a frente da íris, onde é drenado para fora dos olhos através da malha trabecular. Assim, a iridectomia funciona como um furo extra (além da pupila) que auxilia na passagem do humor aquoso através da íris.


Por que é feita a iridectomia?

A iridectomia é feita para facilitar a passagem do humor aquoso através da íris. Isto é de grande utilidade em algumas situações como nos casos de glaucoma de ângulo estreito e em diversos tipos de cirurgias. Em todos estes casos, a iridectomia visa evitar o acúmulo do humor aquoso dentro do olho, o que poderia elevar a pressão intra-ocular (pressão interna do olho). Portanto, a irirdectomia serve para evitar o aumento descontrolado da pressão intra-ocular.


Como é feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita através de instrumentos cirúrgicos, durante uma cirurgia ocular, ou através de aplicações de laser. Quando a iridectomia é realizada com laser, ela pode ser chamada de iridotomia. O YAG LASER, por exemplo, é um tipo de laser muito utilizado para realizar iridectomias.


Quando deve ser feita a iridectomia?

A iridectomia pode ser feita em várias situações, como nas cirurgias de traumas oculares, em cirurgias anti-glaucomatosas, em implantes de lentes de câmara anterior, em pacientes com câmara anterior rasa e em casos de crises de glaucoma de ângulo fechado (ou estrito). Em todas estas situações, a iridectomia é feita para evitar o bloqueio pupilar e o aumento da pressão intra-ocular.

18 Comentários

  1. Celestina R. Carvalho disse:

    Muito boa a informação sobre iridectomia, foi instrutiva. Obrigada.

  2. olivia n.woitch disse:

    Muito bom, esclareceu muitas dúvidas. Linguajar simples para leigos.Excelente.

  3. Adaltina MNRosa disse:

    Boa tarde. Hoje pela manhã passei por uma iridectomia em A.O, estou bem no momento, porém fiquei um pouco curiosa sobre o procedimento e querendo saber um pouco mais sobre a íris, as informações que encontrei no site de vocês, foram esclarecedoras, me deixaram bem informada e mais tranquila. Muito obrigada.

  4. Simone Felix disse:

    Objetiva e simples , dando-me condições de dialogar melhor com meu médico, já que farei o laser por esses dias. Obrigada.

  5. Darci Benedito de Lima disse:

    Gostei da explicaçao vou fazer iridectomia amanha e fiquei mais tranquilo obrigado.

  6. Rosana Pires disse:

    Realizei transplante endotelial de córnea e após o procedimento o meu médico me informou que havia realizado esse procedimento, como foi uma técnica utilizando o intralaser a iridectomia segundo ele foi uma tentativa de fixar a bolha de ar que fica no olho após o procedimento, tive muita sensibilidade à claridade, mas agora estou bem. Fique curiosa acerca do procedimento, embora tivesse oportunidade de pedir esclarecimentos do meu médico não o fiz no momento. Obrigada, a informações foram bastante esclarecedoras.

  7. Erenita disse:

    Obrigada, a explicação foi muito clara, vou fazer este procedimento logo e fiquei mais tranquila.

  8. Simone disse:

    Fiquei assustada qdo o dr disse que precisava fazer um “furo” no meu olho pra deixar o liquido circular sem fazer pressăo. Agora estou entendendo que é si
    mples…ufa !

  9. SOLANGE VIEIRA disse:

    A EXPLICAÇÃO TÁ CORRETÍSSIMA, FIZ IRIDECTOMIA NO OLHO ESQUERDO DIA 24-04-13 E NO OLHO DIREITO DIA 30-04-13, ESTOU ÓTIMA, GRAÇAS A DEUS EXISTE ESSA TECNOLOGIA PRA NOS AJUDAR. OBRIGADA MEDICINA

  10. gerson lira disse:

    Obg. vou passar por uma iridectomia, estou mais calmo com a explicção

  11. Marta Lima disse:

    Boa Noite. fiz esse procedimento hoje, agora vou usar o colírio durante 15 dias, foi tranquilo.
    A explicação sobre esse procedimento está muito esclarecedora. Obrigada.

  12. Claudia Martins disse:

    Boa Noite, irei fazer a cirurgia – Iridectomia a laser na Quinta-feira 28/08/2014 o site me ajudou esclarecer alumas dúvidas. Obrigada.

  13. Claudia Martins disse:

    Boa Noite, irei fazer a cirurgia – Iridectomia a laser na Quinta-feira 28/08/2014 o site me ajudou esclarecer algumas dúvidas. Obrigada.

  14. marai valdeci alves de sousa disse:

    Olá.
    Irei passar pelo o procedimento e estava anciosa e apreensiva com tudo isso, mais achei essas informações que min deixaram bem mais tranquila obg.

  15. Elena disse:

    Bom, tentei passar pelo procedimento hoje pela manhã. Fiquei muito assustada quando a louca da médica disse que eu sentiria um beliscão. Imagine um beliscão dentro do meu olho. Depois dessa consideração, tudo foi por água abaixo. Se ja estava ansiosa por ser sensível a procedimentos relacionados a minha visão, imagine depois desse choque. Após ela tentar acertar um ponto da minha iris, o beliscão que senti fez pular do meu olho a lente utilizada por mim no procedimento. Infelizmente depois de tudo isso, so chorei, e se por ventura “o canal da minha lágrima estava muito estreito, dei uma amostra de que tudo deu certo, ja que a unica coisa que a !médica ” me explicou dias antes sobre o procedimento é que o buraco que sai a lágrima ficaria mais largo.Posso com isso! Se eu soubesse dessas informações antes, com certeza passaria primeiro por outra avaliação médica, e tenho certeza que encontraria profissionais menos dramáticos que ajudariam pacientes que como eu sofre com alguns tipos de procedimentos.

  16. Solange disse:

    Boa tarde, sou gaúcha mas estou na Suiça e hoje pela manhã fui ao oftalmo aqui depois de 10 anos…Ultima vez ainda foi em POA..kkk Ele me disse que seria bom fazer esse tratamento porque o canto do olho ta meio estreito( como vc explicou) e assim nao correria mais o risco de ter glaucoma…mas tbem me disse que poderei nunca chegar a ter.. Vi depois em alguns sites que o tratamento nao protege de todos os tipos de problemas… e a outra questão é poder vir a desenvolver catarata..Isso tudo procede? Agradeço desde já pelo site informativo…Obrigada!

  17. Izamith F. Alves disse:

    Fiz hoje esse procedimento devido necessidade de realizar outros exames com dilatação de pupila visando cirurgia a laser para eliminar lentes de correção. Cirurgia tranquila, indolor, realizada em poucos segundos. Quem necessitar, pode fazer sem medo.

  18. Maeli Bandeira novre disse:

    Vou fazer uma está marcado para o dia 03/05me esclareceu algumas duvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *