O que são os óculos de luz polarizada?

Os óculos de luz polarizada são óculos feitos de um material que filtra a luz de uma maneira seletiva, de tal modo que deixam passar apenas a luz que apresenta uma determinada polarização. Mas, para entendermos como isto funciona, primeiro precisamos entender o que significa a polarização da luz.

Então, vamos começar lembrando que a luz pode ser entendida como sendo uma radiação eletro-magnética que se propaga como uma onda, o que chamamos de onda luminosa. Esta onda eletro-magnética se propaga vibrando em uma determinada freqüência e em determinado plano no espaço. Assim, o plano de propagação de uma onda luminosa poderá ser horizontal ou vertical ou qualquer outro plano intermediário. Na verdade, esta explicação é uma simplificação do fenômeno da polarização da luz, uma vez que, em cada onda eletro-magnética existem, na verdade, dois planos de vibração: um elétrico e outro magnético.

Bem, mas voltando para nossa explicação mais simplificada, os óculos de luz polarizada são capazes de filtrar a luz que apresenta uma determinada polarização. Assim, podem ser fabricados óculos para barrar as ondas luminosas com polarização horizontal, deixando passar a luz com outros planos de vibração, como a polarização vertical, por exemplo.

Mas, para que servem estes óculos de luz polarizada?

Uma aplicação para os óculos de luz polarizada é a sua utilização para facilitar a visão dos motoristas para dirigir automóveis, especialmente à noite ou em condições de pista molhada. Quando a pista está molhada, por exemplo, existem muitos reflexos de raios luminosos que ofuscam a visão do motorista e uma grande parte destes reflexos tem polarização horizontal. Assim, óculos polarizados capazes de filtrar (barrar) os raios luminosos com polarização horizontal, podem proteger o motorista contra estes reflexos oriundos da pista molhada, oferecendo uma melhor qualidade de visão.

Outra aplicação para os óculos de luz polarizada é o uso deste fenômeno óptico para simular um efeito tridimensional (efeito 3D) nos cinemas. Neste sistema, são projetadas duas imagens na tela do cinema, porém com polarizações diferentes. Assim, uma imagem tem polarização horizontal, enquanto a outra tem polarização vertical. Os óculos funcionam como filtros, deixando passar a imagem com polarização horizontal em um olho e a imagem com polarização vertical no outro, gerando o efeito 3D.

Para saber mais sobre este e outros sistemas de óculos 3D, clique aqui.