Herpes ocular

O que é herpes ocular?
O olho pode ser acometido por dois tipos de vírus do herpes. O primeiro e mais frequente é o mesmo vírus do herpes labial (Herpes vírus tipo 1). O segundo é o vírus do herpes zoster, conhecido popularmente como “cobreiro”.

Como se pega o herpes ocular?

O herpes simples em geral se pega pelo contato com uma pessoa que esteja com infecção ativa, pelo beijo etc. Já o herpes zoster é o mesmo vírus da varicela (catapora) que pegamos quando criança. Ambos os vírus ficam em uma forma latente (como se ficassem dormindo) nos nervos e por alguma razão (idade, baixa da imunidade e outras desconhecidas) eles “acordam”, provocando essas doenças.

Quais os sintomas do herpes simples e do herpes zoster?

No herpes simples pode haver lesões nas pálpebras, olho vermelho, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, presença de gânglio na frente do ouvido, visão embaçada, entre outros. Já o herpes zoster inicia com formigamento, dor e lesões tipo crostas na área acometida, além de olho vermelho, visão embaçada, entre outros.

Como se diagnostica o herpes?

O diagnóstico só pode ser realizado pelo médico oftalmologista. Por isso, consulte seu oftalmologista imediatamente quando notar a presença de qualquer desses sintomas.

Essas doenças são graves? Podem deixar sequelas na visão?

Sim, os dois tipos de herpes podem deixar sequelas visuais se não tratados adequadamente. No entanto, ambos têm um bom prognóstico caso sejam prontamente diagnosticados e rapidamente tratados.

Qual o tratamento para o herpes ocular?

No herpes simples em geral o tratamento é somente com pomada local, podendo ser usado medicação via oral em alguns casos. No herpes zoster usamos remédios via oral (sendo o principal um antiviral) e alguns colírios ou pomadas.