Cuidados com as lentes de contato

O uso de lentes de contato pode trazer diversas vantagens aos seus usuários, desde que sejam seguidos alguns cuidados. Assim, listaremos algumas dicas sobre os cuidados que devemos ter com as lentes de contato, a fim de aumentar a satisfação com as mesmas e garantir uma boa saúde ocular.

1.      Só use lentes de contato que tenham sido adaptadas por um médico oftalmologista e siga as orientações deste profissional.

2.      Sempre lave muito bem as mãos antes de manusear as lentes de contato.

3.      Não durma com as lentes de contato. Dormir com as lentes de contato diminui a oxigenação da córnea, podendo gerar edema corneano e aumentar os riscos de doenças oculares, como ceratites e conjuntivites. Contudo, em alguns casos, o médico oftalmologista poderá recomendar o uso de lentes terapêuticas por alguns dias sem retirar a noite, mas isto deve ser considerado uma exceção e não uma regra. Além disso, o uso de lentes de contato terapêuticas deve ser feito sempre com a supervisão de um médico oftalmologista.

4.      Para a limpeza e conservação das lentes de contato, use os produtos adequados para o tipo de lente em questão. Lembre-se que existem produtos especificamente desenvolvidos para lentes rígidas, enquanto outros são utilizados para lentes gelatinosas.

5.      Troque diariamente o líquido dos estojos onde as lentes são guardadas à noite.

6.      Não use água da torneira para a limpeza das lentes de contato, pois a mesma não é uma solução estéril. Além disso, a água da torneira não apresenta as propriedades químicas adequadas para a conservação das lentes de contato.

7.      Enquanto estiver usando as lentes de contato, lembre-se de pingar colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) nos olhos, ao longo do dia, a fim de evitar o ressecamento ocular. Isto irá facilitar o uso das lentes de contato e poderá evitar sintomas como ardência e prurido, por exemplo.

8.       Retire imediatamente as lentes de contato e procure um médico oftalmologista sempre que estiver com alguma alteração ocular, como dor, secreção, olho vermelho ou diminuição da visão, por exemplo.

9.      Não use as lentes de contato de outra pessoa. Compartilhar lentes de contato aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas, além de possibilitar o dano corneano decorrente do uso de lentes com curvaturas inadequadas.

10.  Não use lentes de contato com prazo de validade vencido.

11.  Na dúvida, consulte um médico oftalmologista para obter mais informações.

12.  Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar.

 

3 Comentários

  1. […] Para mais detalhes sobre o uso correto das lentes de contato, clique aqui. […]

  2. Brandina rosado disse:

    Pessoal!

    Achei muito pertinente os comentários e dicas a respeito de como usar a lente de contato, eu sempre fico com dúvida, se posso ou não, dormir usando a lente de contato.

    Parabéns!

  3. Francisco Ricardo Villalta disse:

    Além dos oftalmologistas os optometristas com formação em contatologia são profissionais altamente capacitados para esta tarefa. Na Espanha onde vivi a optometria é fantástica, médico trata de patologias e procedimentos cirúrgicos, exame de refração e adaptação de lentes de contato são feitas por optometristas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *