Cirurgias Refrativas

As cirurgias refrativas consistem em procedimentos médicos oftalmológicos que visam diminuir ou eliminar a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato nos pacientes que apresentam erros refracionais. Erros refracionais, por sua vez, são imperfeições oculares que dificultam a formação das imagens na retina, fazendo com que a visão não seja nítida (visão borrada, por exemplo). Existem diferentes tipos de erros refracionais, dentre os quais, os mais importantes são:

1) Miopia

2) Hipermetropia

3) Astigmatismo

4) Presbiopia

5) Aberrações de alta ordem

De um modo geral, os erros refracionais podem ser compensados através de três formas distintas, quais sejam:

1) Uso de óculos

2) Uso de lentes de contato

3) Com cirurgias refrativas

O uso de óculos ou de lentes de contato são alternativas para compensar os erros refracionais, a fim de melhorar a visão dos pacientes. Contudo, nem os óculos, nem as lentes de contato são capazes de corrigir os erros refracionais. Felizmente, com o progresso da ciência, diversas técnicas de cirurgias refrativas foram desenvolvidas para corrigir os erros refracionais, possibilitando o restabelecimento de uma boa qualidade de visão sem a necessidade de uso de óculos (ou com menor necessidade de óculos).

Assim, como existem diversos tipos de erros refracionais, existem também diferentes técnicas de cirurgias refrativas, cada qual com suas peculiaridades. De um modo geral, podemos dividir as cirurgias refrativas em 4 grupos, como abaixo listado. Para saber mais sobre cada tipo de cirurgia, basta clicar sobre qualquer um dos grupos abaixo.

1) Cirurgias refrativas com LASER (PRK e LASIK)

2) Facoemulsificação

3) Implante de lentes fácicas

4) Ceratotomias


2 Comentários

  1. […] e tantas outras. As doenças da córnea podem ser tratadas clinicamente ou com cirurgias, como as cirurgias refrativas, o cross-linking e o transplante de córnea, por […]

  2. Lenir Bernadete Schreiner disse:

    Boa tarde!
    Ouvi na rádio Pampa a entrevista do dr. Bellini, e fiquei muito interessada na cirurgia refrativa. Os esclarecimentos q o doutor fez através do rádio foram d tamanha clareza , q eu fiquei impulsionada a realizar este procedimento, se for o meu caso. Já venho há bastante tempo pensando em fzer, mas alguns oftalmologistas não são favoráveis.
    Tenho 60 anos, e dificuldade d visão p perto e para longe.
    Tenho interesse tbém, em fzer correção d pálpebra, portanto o motivo deste é para agradecer e elogiar o doutor Luciano por realizar um trabalho tão importante e d tanta utilidade pública! Parabéns, doutor!
    Um abraço,
    Lenir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *